Criada inicialmente para resolver problemas
nos módulos de injeção, algo ainda novo
e desconhecido no início dos anos 90, a Funari Automotiva
se tornou uma pioneira nesse mercado. Com a substituição
dos carburadores pela Injeção Eletrônica,
realizada pela Indústria Automotiva Nacional em meados
de 1990, cresceu a demanda por este serviço especializado,
que favoreceu a evolução da Funari como empresa
prestadora de serviços, pois já estava tecnologicamente
preparada.
O próximo passo da Funari foi instalar chips especiais
de injeção trazidos dos EUA e Europa por clientes.
Como nosso combustível era inferior ao vendido lá
fora, vimos a necessidade de tropicalizar os chips especiais
para funcionarem bem em nossas condições.
Além disso, a Funari foi pioneira no desenvolvimento
de chips de conversão de motores a álcool para
rodar com gasolina, na época em que os carros a álcool
estavam desvalorizados (1997), e de gasolina para álcool,
quando o combustível vegetal passou a oferecer uma
grande vantagem no custo do Km rodado (1998/99).
Estes temas foram inclusive alvo de reportagens na Revista
Oficina Mecânica, publicação na qual Ronald
Funari Nascimento é um dos importantes colaboradores
técnicos. Em Mecânica HOT, destinada a preparações,
a Funari também conta com diversas matérias
- e medições - publicadas com carros de seus
clientes. Desde um Gol 1.0 álcool turbo, até
modelos de luxo (e complexos para bons acertos) como o Fiat
Marea Turbo.
Evolução
O que outrora começou como um compacto escritório
com estacionamento, transformou-se em uma moderna oficina
em novo endereço, com direito a dinamômetro próprio
e o melhor em equipamentos para diagnose de injeção.
Esta mudança, ocorrida em 2001, inclusive acelerou
o desenvolvimento de produtos para os recém surgidos
carros turbinados de fábrica, (Audi, Fiat, Volvo e
Volkswagen) todos dotados de injeção eletrônica.
Foi um passo para carros como Audi e VW com motores 1.8T 20V
turbo ganharem "upgrades" apenas com alterações
na programação do software feitas na Funari.
Para os clientes em busca de extrema performance, os motores
turbos originais puderam aumentar seu desempenho com turbo
compressores maiores e alterações eletrônicas,
beirando em alguns casos os 400 cv de potência.
Em todos os casos, a Funari leva em conta o conforto para
o uso diário, com "elasticidade" para ter
torque no uso rotineiro e potência garantida em viagens.
E como se trata de injeção, os níveis
de emissão e consumo são rigorosamente respeitados.
Além de dominar completamente as últimas novidades
tecnológicas, atendemos também motores turbo-diesel
e aspirados para afinação, preparação
e manutenção.
Sempre correndo na mão da evolução automotiva,
a Funari se modernizou, passando a trabalhar com a instalação
de kits turbo para os mais diversos tipos de motores, mantendo
a confiabilidade do motor e a perfeita sintonia do turbo com
a injeção eletrônica. Atualmente a oficina
passa por uma ampla reforma, com o objetivo de melhorar o
atendimento aos seus clientes e acondicionar melhor seu extenso
ferramental, destacando-se uma parte para usinagem, câmara
isolada para o dinamômetro e uma nova recepção.
Em breve, mais novidades e investimentos estão por
vir, tudo para manter o lema da Funari: a satisfação
plena de nossos clientes. Do contrário, nada disso
seria possível.
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