- Histórico -

Criada inicialmente para resolver problemas nos módulos de injeção, algo ainda novo e desconhecido no início dos anos 90, a Funari Automotiva se tornou uma pioneira nesse mercado. Com a substituição dos carburadores pela Injeção Eletrônica, realizada pela Indústria Automotiva Nacional em meados de 1990, cresceu a demanda por este serviço especializado, que favoreceu a evolução da Funari como empresa prestadora de serviços, pois já estava tecnologicamente preparada.

O próximo passo da Funari foi instalar chips especiais de injeção trazidos dos EUA e Europa por clientes. Como nosso combustível era inferior ao vendido lá fora, vimos a necessidade de tropicalizar os chips especiais para funcionarem bem em nossas condições.

Além disso, a Funari foi pioneira no desenvolvimento de chips de conversão de motores a álcool para rodar com gasolina, na época em que os carros a álcool estavam desvalorizados (1997), e de gasolina para álcool, quando o combustível vegetal passou a oferecer uma grande vantagem no custo do Km rodado (1998/99).

Estes temas foram inclusive alvo de reportagens na Revista Oficina Mecânica, publicação na qual Ronald Funari Nascimento é um dos importantes colaboradores técnicos. Em Mecânica HOT, destinada a preparações, a Funari também conta com diversas matérias - e medições - publicadas com carros de seus clientes. Desde um Gol 1.0 álcool turbo, até modelos de luxo (e complexos para bons acertos) como o Fiat Marea Turbo.


Evolução

O que outrora começou como um compacto escritório com estacionamento, transformou-se em uma moderna oficina em novo endereço, com direito a dinamômetro próprio e o melhor em equipamentos para diagnose de injeção.
Esta mudança, ocorrida em 2001, inclusive acelerou o desenvolvimento de produtos para os recém surgidos carros turbinados de fábrica, (Audi, Fiat, Volvo e Volkswagen) todos dotados de injeção eletrônica. Foi um passo para carros como Audi e VW com motores 1.8T 20V turbo ganharem "upgrades" apenas com alterações na programação do software feitas na Funari.
Para os clientes em busca de extrema performance, os motores turbos originais puderam aumentar seu desempenho com turbo compressores maiores e alterações eletrônicas, beirando em alguns casos os 400 cv de potência.
Em todos os casos, a Funari leva em conta o conforto para o uso diário, com "elasticidade" para ter torque no uso rotineiro e potência garantida em viagens. E como se trata de injeção, os níveis de emissão e consumo são rigorosamente respeitados.
Além de dominar completamente as últimas novidades tecnológicas, atendemos também motores turbo-diesel e aspirados para afinação, preparação e manutenção.
Sempre correndo na mão da evolução automotiva, a Funari se modernizou, passando a trabalhar com a instalação de kits turbo para os mais diversos tipos de motores, mantendo a confiabilidade do motor e a perfeita sintonia do turbo com a injeção eletrônica. Atualmente a oficina passa por uma ampla reforma, com o objetivo de melhorar o atendimento aos seus clientes e acondicionar melhor seu extenso ferramental, destacando-se uma parte para usinagem, câmara isolada para o dinamômetro e uma nova recepção.
Em breve, mais novidades e investimentos estão por vir, tudo para manter o lema da Funari: a satisfação plena de nossos clientes. Do contrário, nada disso seria possível.