Prepare-se:
você está prestes a entrar com a FULLPOWER no Audi
A3 mais tuning do Brasil; Uma volta rápida ao redor do
hatch já é suficiente para sacar que o dono da
bagaça “ é do ramo”. Com a facilidade
de adquirir produtos “direto da fonte”, o proprietário
não economizou na hora de transformar seu pacato A3 2001
num showroom motorizado.
Na
traseira, por exemplo, um par de lanternas gringas, da americana In.Pro.,
salta aos olhos e causa inveja até no mais conservador proprietário
de A3. O pára-choque incorporou um enorme extrator de ar que, com
a asa montada sobre a tampa do porta-malas, tem a função
de proporcionar mais chão ao hatch - principalmente em velocidades
mais elevadas. Uma ponteira de escapamento bocuda completa o estilo traseiro.
O perfil do A3 gaúcho também é “tri-legal”.
O adesivão cinza com os quatro elos da marca alemã colado
sobre a carroceria prateada chama a atenção, mas está
longe de ser algo “forçado”. Um conjunto de rodas Mile
Miglia aro 18, calçadas com pneus Yokohama de perfil baixo, garante
estabilidade nas curvas e grip para arrancadas violentas. A saia abaixo
da porta reforça o estilo socadão. Os retrovisores originais
deram lugar a modelos estilo M3.
Na frente, nada muito radical. O pára-choque teve uma abertura
talhada na sua parte inferior e uma telinha metálica protege a
colméia , do intercooler de pedras e insetos vacilões que
não tiverem tempo de sair da frente do Audi canhão. Na grade
superior, a plaquinha AVR reforça a personalidade nervosa desse
A3.
Interior insano
Agora que já vimos o exterior, vamos entrar na bagaça.
Antes de virar a chave no contato é impossivel não pagar
um pau no interior.
Os bancos dianteiros são da MOMO, com tecido vermelho e detalhes
em amarelo. Para que o banco traseiro não destoasse do conjunto
– o original é de couro preto – o propietário
solicitou formalmente ao importador da marca italiana uma autorização
especial para bordar o logo da MOMO no encosto. Laterais de porta também
ganharam tecido vermelho e apliques de alumínio, estilo chão
de ônibus – a mesma combinação foi adotada na
tampa interna do compartimento de bagagens. À frente do piloto,
junto à coluna esquerda, um conta-giros Monster e um manômetro
de turbo (ambos Auto Meter da série Lunar) auxiliam na tarefa de
conduzir a fera da melhor forma possível. Volante, pedaleiras e
manopla de câmbio também são da MOMO, numa valiosa
combinação com os bancos.
Depois de pirar o cabeção com tantos equipamentos de primeiríssimo
nível, é melhor dar uma relaxada antes de acelerar a caranga.
E que tal deixar a adrena baixar ouvindo uma música? Qualquer que
seja a trilha sonora, uma coisa é certa: o som ambiente será
cristalino e forte. Na dianteira, um par de tweeters e de alto-falantes
médio-grave se encarregam de reproduzir as freqüências
de voz e de alguns instrumentos menos pesados. A pancadaria mesmo vem
do porta-malas, mais precisamente de um subwoofer quadrado de 10",
montado numa caixa selada. Detalhe: todos os alto-falantes são
da
Kicker. Mas o melhor desse projeto de sonorização do Audi
é, definitivamente, o DVD Kenwood. Seu display de cristal líquido
escamoteável é do tipo touch-screen, que possibilita o acionamento
dos principais comandos através de suaves toques na tela. Quem
viaja atrás também pode "mexer" no som, basta
usar o controle remoto sem fio.
Pois é chegou o melhor momento: vamos dar um role no Audi Super-Tunning!
A descarga de potência nas rodas é tão violenta que
o melhor a fazer é desligar o controle de tração
e curtir as lixadas dos pneus Yokohama depois que cada marcha é
engatada. A válvula de prioridade é um arregaço:
espirra muuuuito forte! Claro que a pressão de trabalho de 1,3
kg ajuda, mas o mérito do espirro matador é mesmo da corneta
bem desenhada. O "alquimista" que deixou o A3 com o diabo no
corpo é Ronald Funari, da Funari Automotiva, de São Paulo.
O preparador lembra que "O maior desafio no acerto do carro foi conseguir
trabalhar com o acelerador eletrônico, pois trata-se de um sistema
extremamente complexo". Mas o fato é que os 336 cv de potência
e 44,4 kgfm de torque no motor ao final da preparação recompensam
qualquer trampo extra. A turbina original foi substituida por outra maior,
uma KKK 16. Para poder andar mais tranqüilo, Funari fez a conversão
do motor de gasolina para álcool. Experiente, ele tratou de instalar
um sistema de partida a frio. "O carro vai rodar no Sul do Brasil,
onde o frio é muito intenso. Um sistema auxiliar de injeção
de gasolina é praticamente obrigatôrio", comenta Ronald.
Velas NGK BKUR7, mais frias do que as originais, otimizam a queima do
álcool injetado pelos bicos originais retrabalhados.
Linha de pressurização, kit de admissão,
e acerto de chip saíram da própria Funari. Apenas
o sistema de escapamento foi terceirizado e utiliza escape
2,5 polegadas. Polia, comando de válvulas e wastegate
permaneceram originais. Para reduzir a altura do seu carro,
O propietário optou por um sistema híbrido,
de rosca na frente e com amortecedores reguláveis a
ar na traseira. Molas Eibach completam o upgrade da suspensão.
É, infelizmente acabou a diversão. Mas pode
ser que a bríncadeira se repita daqui alguns meses,
pois seu proprietário já tem novos planos para
o A3: "Um kit nitro já está na mão
e atê o final do ano estou pensando em aumentar o veneno
com pistôes e bielas forjados", conta o propierário.
Estaremos esperando ansiosamente...
Quanto Mais Frio, Melhor
Regra básica: quanto mais baixa for a temperatura do ar no
sistema de admissão de um motor, melhor será o seu rendimento.
Com base nesse princípio, a preparação do A3 Incluiu
um enorme radiador de ar (intercooler), com volume intemo de 12 litros
(1). Achou muito? Pois saiba que esse intercooler suplementar ainda trabalha
em conjunto com o original de fábrica.(2)
Ficha Tácnica |
Motor |
4 cilindros em linha, 1.8, 5 válvulas
por cilindro, DOHC. |
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto,
álcool. |
Potência |
366 cv a 6.000 rpm. |
Torque |
44,4 kgfm a 4.700 rpm. |
Transmissão |
Manual, cinco marchas, tração
dianteira. |
Freios |
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos. |
Pneus |
Dianteiros: 255/40 R18"
Traseiros: 235/40 R18" |
Rodas |
Aro 18", liga-leve. |
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