Nada
de Turbina, blower, nitro ou qualquer outra receita mais radical, o Mitsubish
Colt do goiano Rodrigo Saraiva recebeu "apenas" um tapinha aspirado.
O fato é que a preparação foi tão bem executada
que o hatch japonês encerrou o ano de 2002 como campeão goiano
de arrancada, na categoria "Importados" - na sua melhor passada
nos 402 metros, registrou um tempo de 14,636 segundos.
A história toda começou em dezembro de 2001, quando Rodrigo
comprou seu Colt 1995. "Sou o segundo dono do carro, o primeiro era
um piloto de rali. Aliás, nem sei se o cara fez alguma prova com
meu Colt...", desconfia Rodrigo, em tom de brincadeira. Mesmo que
a dúvida do atual proprietário não se confirme, a
robustez do Mitsu já está confirmada. Afinal, já
faz um ano e meio que roda com uma preparação aspirada,
encomendada em oficinas paulistanas.
A missão de rechipar o Colt ficou a cargo da Funari Automotiva.
Estudante de engenharia mecânica automotiva, o dono da bagaça
usou seu Colt como cobaia. "Eu mesmo fiz ao colotores de admissão
e de escape", afirma Rodrigo que também é propietário
da Design Motorsport, uma loja especializada em acessórios de tuning
e performance. "Acho que o trampo ficou de qualidade, pois as peças
continuam inteiras até hoje. E funcionam muito bem, claro.",
vangloria-se Rodrigo.
Os bicos injetores são os mesmos, originais, mas com maior capacidade
de pulverização de combustível, obtida através
de um processo de eletroerosão. Um par de bombas elétricas
do Mitsubishi Eclipse Turbo pressuriza a linha de combustível com
4,5 kg.
Para conseguir um bom desempenho nas pistas sem comprometer a dirigibilidade
no uso diário, o goiano optou por uma solução prática:
dois chips, um para cada aplicação. O chip "de rua"
é acompanhado de velas originais (Denso BKR 6EKS), que quimam gasosa.
Já o chip "de arrancada" trabalha com velas Sagen F3,
queimando avgas (gasolina de aviação). No dinamômetro
o Colt registrou velocidade máxima de 251 km/h, provando que o
motor quatro cilindros 1.8 16V tem fôlego - claro que no asfalto
esse número é mais modesto. Um kit de admissão direta
da STP, com mangueira, tubo e filtro, captam o ar de dentro da caixa da
roda direita.
Preocupado
com o visual do carro, Rodrigo tratou de desenvolver o desenho do pára-choque
com o auxílio de um computador, através do AutoCad. Além
de bonita, a peça é eficiente, pois redireciona o fluxo
de ar para o radiador, melhorando a arrefecimento. Rodas Evo R aro 17",
da TSW, calçadas com pneus Yokohama A520 nas medidas 205/40 complementam
o visual do Mitsu.
Ávido por desempenho, Rodrigo promete: "Nos próximos
meses vou colocar um kit turbo, com direito a intercooler e tudo mais".
Vamos ver se não fica só na promess
Ficha Tácnica |
Motor |
4 cilindros em linha, 1.8, 4 válvulas
por cilindro, DOHC. |
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto,
gasolina/avgas |
Potência |
168 cv a 6.600 rpm. |
Torque |
20,5 kgfm a 5.200 rpm. |
Transmissão |
Manual, cinco marchas, tração
dianteira. |
Freios |
Dianteira e traseira: Discos ventilados |
Pneus |
255/40 R17" |
Rodas |
Aro 17", liga-leve. |
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