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DUPLA DINÂMICA

Brasileiro que curte automóvel tem na mente que atation wagon é um carro com espaço de sobra para transportar família grande e sua bagagem. Mas ainda bem que essa idéia vem mudando... A maior prova é a dupla de peruas que você vê nesta matéria. Com poucos acessório, elas ganharam um visual muito mais agressivo. Cá entre nós, a tarefa de deixá-las com visual atraente era quase uma obrigação dos donos das bagaças, pois ambos são do ramo: a VW Passat é de Márcio Cruz, sócio da Flash, loja de tuning de São Caetano do Sul, em São Paulo. Já a Marea Weekend é do preparador Walter dos Santos, o Waltinho, da oficina paulistana WT Preparações.

O modelo da Volkswagen é o 1.8 Turbo 2000, com câmbio automático e 150 cavalos originais. A potência extra de 69 cavalos é “culpa” da Funari Automotiva: “O maior desafio está no fato do câmbio ser automático, que sempre passa uma impressão de lerdeza”, revela Rogério Victor, consultor da Funari e responsável pelo acerto da SW alemã. “Mas garanto que até finalizarmos a preparação, tiraremos mais uns 30 cavalos deste motor: isso trabalhando apenas na afinação”, completa Rogério. O pacote de mudanças incluiu ainda um filtro K&N colocado na caixa original, intermediário ao escapamento feito na Giba Escapes, com abafador traseiro Remus, reprogramação de chip e substituição das velas originais por outras mais frias, da NGK. A turbina original foi retrabalhada para melhor performance. Por exigência do dono do carro, a receita não foi exagerada: “Queria um carro bonito para representar bem a minha loja. Não faço questão de desempenho brutal, minha praia é mais para o tuning”, diz Márcio. Já que é assim, vamos ao tuning da perua Passat.

A equipe da Flash abusou da criatividade sem cair no ridículo. O pára-choque dianteiro ganhou formato mais arrojado , ressaltando o visual socado da peruona. A “descina da suspensão” também é uma boa amostra de grana bem investida: tudo é Eibach, com molas Pro-Kit e amortecedores Pro-Damper – o conforto é um dos destaques do carro. As rodas modelo Porsche são aro 18”, com pneus Yokohama 235/40.

Spoiler lateral, borrachões e até o rack de teto ganharam pintura prateada. "A próxima alteração será no sistema de som. Vamos substituir o conjunto original por um kit de alta potência com três telas de DVD", revela Cruz.

As duas station de Podium

Já Walter dos Santos foi mais discreto no tuning. Para deixar a caranga com um visual menos "tiozinho", Waltinho comprou um kit italiano composto de spoiler dianteiro e saias laterais e fez a pintura na própria WT. As rodas TSW modelo Fly rodam "emborrachadas" com pneus 215/45 aro 17. Por dentro, apliques imitando fibra de carbono foram fixados no painel e nos puxadores internos das portas. A rebaixada na suspensão (em cerca de 5 cm) também foi feita com mola e amortecedor Eibach, ou seja, conforto e estabilidade semelhantes ao da Passat. O filme aplicado nos vidros é discreto, suficiente apenas para conferir um tom fumê, ao invés de "lacrado no G5". Uma característica comum às duas SW é o fato de rodarem apenas com gasolina Podium, da Petrobrás. Além de prezar pela qualidade do que é "ingerido" pela sua caranga, Waltinho confessa que tem verdadeira paixão por sua Marea.

Ficha Tácnica / Marea
Motor 5 cilindros em linha, 2.0, 5 válvulas por cilindro, DOHC.
Alimentação Injeção eletrônica multiponto, gasolina.
Potência 219 cv a 5.250 rpm.
Torque 40,6 kgfm a 3.500 rpm.
Transmissão Manual, cinco marchas, tração dianteira.
Freios Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos.
Pneus 215/45 R17"
Rodas Aro 17", liga-leve. TSW, modelo Fly.

4Rodas 18" modelo Porsche Evolution: tuning de bom gosto para deixar a Passatona irada.

"Comprei o carro no começo do ano passado. Minha filha Larissa tinha nascido e eu já sabia que precisaria de bastante espaço para as bagulhadas de criança", lembra ele. Mas Walter também ressalta: "Mesmo sendo uma perua, a Weekend tem bastante esportividade, do jeito que eu gosto. Acho que tenho gasolina no lugar de sangue. Curto velocidade".

O motor do Fiat recebeu poucas mas eficientes mudanças. O corpo de borboleta foi retrabalhado, o chip foi reprogramado e um filtro cônico K&N substituiu o elemento original. "Prefiro preparações à base de poucas mudanças. Basicamente, são alterados somente chip e filtro". Outro item que recebeu um upgrade foi a turbina, que passou a trabalhar com pressão um pouco mais elevada - de 1,2 kg para 1,4 kg. A poténcia saltou dos originais 182 cv para satisfatórios 219 cv. O desenvovimento de torque também se mostrou excelente, principalmente a partir das 2.100 rpm. Essa caracteristica fica clara no anda-e-pára do trãnsito urbano. Basta uma casquinha no acelerador para sentir a força do 2.0 turbo empurrando com força os 1.300 kg da station - claro que numa estradona a sensação é ainda melhor.

Dessa briga entre as duas peruas turbinadas, uma coisa é certa: se uma delas pintar no seu retrovisor, fique esperto, pois de pacatos carros de família elas não têm mais nada.

Ficha Tácnica / Passat
Motor 4 cilindros em linha, 1.8, 5 válvulas por cilindro, DOHC.
Alimentação Injeção eletrônica multiponto, gasolina.
Potência 219 cv.
Torque 35,0 Kgfm (estimado).
Transmissão Automática, cinco marchas, tração dianteira.
Freios Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos.
Pneus 235/40 R18"
Rodas Aro 18", liga-leve.Cup 3 Porsche Evolution.