Brasileiro que curte automóvel tem na mente
que atation wagon é um carro com espaço de sobra para transportar
família grande e sua bagagem. Mas ainda bem que essa idéia
vem mudando... A maior prova é a dupla de peruas que você
vê nesta matéria. Com poucos acessório, elas ganharam
um visual muito mais agressivo. Cá entre nós, a tarefa de
deixá-las com visual atraente era quase uma obrigação
dos donos das bagaças, pois ambos são do ramo: a VW Passat
é de Márcio Cruz, sócio da Flash, loja de tuning
de São Caetano do Sul, em São Paulo. Já a Marea Weekend
é do preparador Walter dos Santos, o Waltinho, da oficina paulistana
WT Preparações.
O modelo da Volkswagen é o 1.8 Turbo 2000, com câmbio automático
e 150 cavalos originais. A potência extra de 69 cavalos é
“culpa” da Funari Automotiva: “O maior desafio está
no fato do câmbio ser automático, que sempre passa uma impressão
de lerdeza”, revela Rogério Victor, consultor da Funari e
responsável pelo acerto da SW alemã. “Mas garanto
que até finalizarmos a preparação, tiraremos mais
uns 30 cavalos deste motor: isso trabalhando apenas na afinação”,
completa Rogério. O pacote de mudanças incluiu ainda um
filtro K&N colocado na caixa original, intermediário ao escapamento
feito na Giba Escapes, com abafador traseiro Remus, reprogramação
de chip e substituição das velas originais por outras mais
frias, da NGK. A turbina original foi retrabalhada para melhor performance.
Por exigência do dono do carro, a receita não foi exagerada:
“Queria um carro bonito para representar bem a minha loja. Não
faço questão de desempenho brutal, minha praia é
mais para o tuning”, diz Márcio. Já que é assim,
vamos ao tuning da perua Passat.
A
equipe da Flash abusou da criatividade sem cair no ridículo. O
pára-choque dianteiro ganhou formato mais arrojado , ressaltando
o visual socado da peruona. A “descina da suspensão”
também é uma boa amostra de grana bem investida: tudo é
Eibach, com molas Pro-Kit e amortecedores Pro-Damper – o conforto
é um dos destaques do carro. As rodas modelo Porsche são
aro 18”, com pneus Yokohama 235/40.
Spoiler lateral, borrachões e até o rack de teto ganharam
pintura prateada. "A próxima alteração será
no sistema de som. Vamos substituir o conjunto original por um kit de
alta potência com três telas de DVD", revela Cruz.
As duas station de Podium
Já Walter dos Santos foi mais discreto no tuning. Para deixar
a caranga com um visual menos "tiozinho", Waltinho comprou um
kit italiano composto de spoiler dianteiro e saias laterais e fez a pintura
na própria WT. As rodas TSW modelo Fly rodam "emborrachadas"
com pneus 215/45 aro 17. Por dentro, apliques imitando fibra de carbono
foram fixados no painel e nos puxadores internos das portas. A rebaixada
na suspensão (em cerca de 5 cm) também foi feita com mola
e amortecedor Eibach, ou seja, conforto e estabilidade semelhantes ao
da Passat. O filme aplicado nos vidros é discreto, suficiente apenas
para conferir um tom fumê, ao invés de "lacrado no G5".
Uma característica comum às duas SW é o fato de rodarem
apenas com gasolina Podium, da Petrobrás. Além de prezar
pela qualidade do que é "ingerido" pela sua caranga,
Waltinho confessa que tem verdadeira paixão por sua Marea.
Ficha Tácnica / Marea |
Motor |
5 cilindros em linha, 2.0, 5 válvulas
por cilindro, DOHC. |
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto,
gasolina. |
Potência |
219 cv a 5.250 rpm. |
Torque |
40,6 kgfm a 3.500 rpm. |
Transmissão |
Manual, cinco marchas, tração
dianteira. |
Freios |
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos. |
Pneus |
215/45 R17" |
Rodas |
Aro 17", liga-leve. TSW, modelo Fly. |
4Rodas
18" modelo Porsche Evolution: tuning de bom gosto para deixar a Passatona
irada.
"Comprei o carro no começo do ano passado. Minha filha Larissa
tinha nascido e eu já sabia que precisaria de bastante espaço
para as bagulhadas de criança", lembra ele. Mas Walter também
ressalta: "Mesmo sendo uma perua, a Weekend tem bastante esportividade,
do jeito que eu gosto. Acho que tenho gasolina no lugar de sangue. Curto
velocidade".
O motor do Fiat recebeu poucas mas eficientes mudanças. O corpo
de borboleta foi retrabalhado, o chip foi reprogramado e um filtro cônico
K&N substituiu o elemento original. "Prefiro preparações
à base de poucas mudanças. Basicamente, são alterados
somente chip e filtro". Outro item que recebeu um upgrade foi a turbina,
que passou a trabalhar com pressão um pouco mais elevada - de 1,2
kg para 1,4 kg. A poténcia saltou dos originais 182 cv para satisfatórios
219 cv. O desenvovimento de torque também se mostrou excelente,
principalmente a partir das 2.100 rpm. Essa caracteristica fica clara
no anda-e-pára do trãnsito urbano. Basta uma casquinha no
acelerador para sentir a força do 2.0 turbo empurrando com força
os 1.300 kg da station - claro que numa estradona a sensação
é ainda melhor.
Dessa briga entre as duas peruas turbinadas, uma coisa é certa:
se uma delas pintar no seu retrovisor, fique esperto, pois de pacatos
carros de família elas não têm mais nada.
Ficha Tácnica / Passat |
Motor |
4 cilindros em linha, 1.8, 5 válvulas
por cilindro, DOHC. |
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto,
gasolina. |
Potência |
219 cv. |
Torque |
35,0 Kgfm (estimado). |
Transmissão |
Automática, cinco marchas, tração
dianteira. |
Freios |
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos. |
Pneus |
235/40 R18" |
Rodas |
Aro 18", liga-leve.Cup 3 Porsche Evolution. |
|